Trabalhos aprovados


Atualizado em 15/11/2011 - tarde
Acesse aqui o Caderno de Resumos 

Modalidade de comunicação oral

I - Ensino e Pesquisa Filosófica na Educação Básica
  1. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro
    • Autor(es): Marcos de Camargo Von Zuben, Joelson Silva de Araújo, e Izanete de Medeiros Costa
  2. Didática filosófica?
    • Autor(es): Luiz Philippe de Castro, e Rosemary Silva
  3. Ensino da filosofia para uma geração imersa em bits
    • Autor(es): Jocelma Almeida Rios, Lisiane Weber de Oliveira, Mary Valda Souza Sales, e Tereza Kelly Gomes Carneiro
  4. O tema da atenção no debate filosófico contemporâneo e sua importância na constituição da relação professor-aluno
    • Autor(es): Genivaldo de Souza Santos, e Rodrigo Gelamo
  5. Corpo e imaginação, experiência filosófico-educativa entre adolescentes do ensino médio
    • Autor(es): Luciano Pires de Almeida
  6. Filosofia no ensino médio e currículo
    • Autor(es): Virginia Mota Lages Gomes, Márcia Saievicz, e Gilsélia Freitas
  7. Leitura e escrita filosófica: a possibilidade do ensino da filosofia a partir do texto clássico
    • Autor(es):Átila de Macedo Maia; Luciele da Silva; Mariana Arrieta Mendes
  8. Lipman e Dewey: uma educação pautada na experiência 
    • Autor(es): Marina Aparecida Tavares da Costa
  9. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e possibilidades para a prática filosófica enquanto ação transformadora
    •  Autor(es): Luiz Carlos Sacramento da Luz, e Eniel do Espirito Santo
  10. Sobre melancolia, luto e criação: considerações sobre o ensino de filosofia nas escolas de massa
    • Autor(es):Wanderley da Silva
  11. Uma história do ensino de filosofia no ensino básico?
    • Autor(es): Tales Amaro Ferreira, e Rodrigo Gelamo Pellos

II - Ensino e Pesquisa Filosófica na Educação Superior
  1. Apontamentos sobre uma didática da filosofia no contexto das relações curriculares
    • Autor(es): Raimunda Lucena Melo Soares
  2. A prática do ensino em filosofia e a formação da docência numa perspectiva da pesquisa filosófica
    • Autor(es): Kiara Marinheiro Barbosa
  3. A problematização como método de ensino e pesquisa filosófica
    • Autor(es): Joelson Pereira de Sousa
  4. As perspectivas éticas de discentes de pedagogia da Bahia e sua formação: uma reflexão filosófica no ensino superior
    • Autor(es): Alexnaldo Teixeira Rodrigues, e Elizete Silva Passos
  5. Dialogicidade da educação no projeto político pedagógico do curso de pedagogia: a possibilidade de uma formação filosófica
    • Autor(es): Shalimar Michele Gonçalves da Silva, Aliny Stephane Santos Silva, e Gueroliny Ruany Uchôa Dias
  6. Percepções dos estudantes de graduação da UFS a cerca do ensino de filosofia
    • Autor(es): Christian Lindberg Lopes do Nascimento
  7. Por uma filosofia para “outros”
    • Autor(es): Márcia de Freitas Cordeiro
  8. Possibilidades de encontro entre o ensino de filosofia e os estudos sobre africanidades
    • Autor(es): Wanderson Flor do Nascimento
  9. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência – filosofia: dispositivo de práticas docentes 
    • Autor(es): Tatiana de Mello Ribeiro
 
III - Metodologia do Ensino de Filosofia
  1. A leitura filosófica no ensino de filosofia no nível médio: mera exegese ou exercício filosófico? 
    • Autor(es): Ezequiel Cardozo da Silva
  2. A metodologia da leitura e escrita filosófica entre a filosofia e o filosofar 
    • Autor(es): Vanderlei Vidal Zereno, e Róbson da Rosa Barcelos
  3. Ensino de filosofia a partir do teatro: experimentações metodológicas
    • Autor(es): Ana Lúcia Bighelini de Oliveira, e Paulo Roberto Marques Segundo
  4. Investigação dialógica: uma nova ideia para a docência de filosofia
    • Autor(es): Natan Santos Pereira, e Diegho Salles de Brito
  5. Legislação educacional brasileira e o ensino de filosofia 
    • Autor(es): Ricardo Delgado de Carvalho
  6. Literatura de cordel: instrumento para o filosofar 
    • Autor(es): Sílvia Maria Lima Teodulino, Kátia Soares da Silva Melo, e Waltimar Batista Rodrigues Lula
  7. O método maiêutico como proposta para o ensino da filosofia 
    • Autor(es): Joacy Santos Malta
  8. O teatro como mediador pedagógico do ensinar e aprender filosófico
    • Autor(es): Jâneo Manoel Venturini dos Santos, Marcos Corrêa Brito, Kety Elen Frazzon de Oliveira
  9. O uso de mapas conceituais no ensino de filosofia
    • Autor(es): Francisco Ricardo Duarte
  10. Pedagogia cética e ficção
    • Autor(es): Rossano Silva Queiroga
  11. Sócrates e o ensino da filosofia: indo além do simples questionamento
    • Autor(es): Alexandre Jordão Baptista
  
IV - Filosofia, Epistemologia e Educação
  1. A antropologia filosófica intercultural: um entrelugar potencializador para um currículo implicado no ensino de filosofia
    • Autor(es): Alexandra Quadro Siqueira, Leonardo Rangel dos Reis, e Ivan de Matos e Silva Junior
  1. A contemporaneidade da conexão entre educação e história em Kant
    • Autor(es): Luiz Eduardo dos Santos
  1. A filosofia e a arte da articulação
    • Autor(es): José Roberto de Oliveira
  2. Ancestralidade e encantamento: por uma outra epistemologia do educar
    • Autor(es): Adilbênia Freire Machado
  3. Atomismo
    • Autor(es): Gessé de Sousa Borges
  4. Bem e mal estar no exercício da docência
    • Autor(es): Karine de Assis Oliveira Soares
  5. Da dialética de Hegel ao homem e suas três éticas de  Stéphane Lupasco: a lógica do terceiro incluído
    • Autor(es): Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, e Teresinha Fróes Burnham
  6. Edgar Morin: o contrabandista dos saberes 
    • Autor(es): Marise Oliveira Sanches, eIêda Carvalho
  7. Educação e cidadania na filosofia de John Locke
    • Autor(es): Jose Fernando Santos Gramoza
  8. Educação e fenomenologia quântica: proposta séria ou impostura?
    • Autor(es): Roberto Leon Ponczek
  9. Filosofia da educação e melhoramento do estado social: uma conexão necessária
    •  Autor(es): Sônia Barreto Freire
  10. Filosofia no ensino médio: demandas e desafios
    • Autor(es): Denilson Melo Rodrigues
  11. Filosofia e educação moral na infância em Rousseau: um aprendizado pela experiência
    • Autor(es): Lia Presgrave Reis
  12. Geopolítica do conhecimento: filosofia, epistemicídio e educação
    • Autor(es): Renato Nogueira dos Santos Junior, e Alexandre de Lourdes Laudino
  13. Nietzsche e sua defesa de uma educação humanista: o valor da filosofia na formação do conhecimento
    • Autor(es): Rose Neide Moura Santos, e Sonia Barreto Freire
  14. O conhecer, o saber e o governar – elementos fundantes no papel da filosofia e seu ensino na cidade justa de Platão
    • Autor(es): Rosemary Marinho da Silva 
  15. O fenômeno da(s) (in)visibilidade(s) no colégio municipal de Irecê-BA: partilhando sentidos nos surgimentos/ocultamentos do ser
    • Autor(es): Julio Bispo dos Santos Junior
  16. O virtual na educação – um olhar desde a filosofia
    • Autor(es): Ana Claudia Rozo Sandova, e Kathia Marise Borges Sales
  17. Paideia e o modelo filosófico de educação
    • Autor(es): Fernando Matheus Falkoski
  18. Processos cognitivos na saúde bucal
    •  Autor(es): Ana Maria Casnati, e Ana Aurea Alessio
  19. Um recorte epistemológico para um programa de filosofia no curso médio integrado ao técnico oferecido nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
    • Autor(es): Maria Amélia Teixeira Blanco 

V - Filosofar e Ensinar a Filosofar
  1. A educação capitalista como forma de controle social X A educação libertadora do professor-filósofo
    • Autor(es): Aline Santos Ferreira; Luciana Santos dos Santos; Emanoel Luís Roque Soares
  2. A filosofia como objeto de transformação no ensino institucional
    • Autor(es): Maria Clara Pereira Santos
  3. A filosofia no âmbito do ensino médio e o papel do professor na relação professor e aluno de filosofia
    • Autor(es): Jeuséte Maria de Oliveira; Rodrigo Pelloso Gelamo
  4. A ideia de um professor formador em filosofia
    • Autor(es): Ginaldo Gonçalves Farias, e Luciana dos Santos da Cruz
  5. Antinomias como um desafio do exercício do ensino de filosofia no ensino médio
    • Autor(es): Almiro Schulz
  6. A prática do diálogo como atitude filosófica no processo ensino/aprendizagem
    • Autor(es): Maristela Silva de Morai
  7. Cuidado de si e ensino de filosofia: problematizações em torno do filosofar e do ensinar a filosofar na educação básica
    • Autor(es): Saulo Eduardo Ribeiro 
  8. Desconstruindo a fragmentação do pensamento e da pessoa humana à luz da filosofia
    • Autor(es): Jociel Nunes Vieira; Rosemare dos Santos Pereira
  9. Ensinar filosofia com o cinema
    • Autor(es): Fernanda de Oliveira Veiverberg, Daiane de Oliveira Pires, e Everton Renan Cherubini Nogueira
  10. Ensino explicador e filosofia: a representação como limitadora da aprendizagem filosófica
    • Autor(es): Amanda Veloso Garcia, Rodrigo Pelloso Gelamo, e Vandeí Pinto da Silva
  11. Filosofia, cinema e educação no ensino médio
    • Autor(es): Jorge Miranda de Almeida
  12. Filósofo ou professor de filosofia? acerca da identidade e de uma disjunção factual, mas não necessária
    • Autor(es): Alessandro Rodrigues Pimenta, Danilo Pimenta, e Suze Sales
  13. Leitura: experiência e construção de subjetividade 
    • Autor(es): Gígi Anne Horbatiuk Sedor
  14. Notas sobre o ensino de filosofia: experiência e subjetividade
    • Autor(es): Éliton Dias da Silva
  15. O ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio: uma perspectiva kantiana
    • Autor(es): Letícia Luiz Rodrigues, e Aline Maria Vilas Boas da Silva
  16. O ensino de filosofia no Brasil: uma abordagem a partir da recepção do debate nos periódicos brasileiros
    • Autor(es): Tiago Brentam Perencini
  17. O eu – uma existência a partir do outro no ensino de filosofia em emmanuel lévinas 
    • Autor(es):  José Carlos Pereira
  18. O filosofar em espaços não-formais: limites e possibilidades
    • Autor(es): Renata Piovan, e Pedro Bravo de Souza
  19. O problema da lógica explicadora no ensino de filosofia
    • Autor(es): Sara Morais da Rosa
  20. Para ‘ensinar a filosofar’: trilhas artísticas, rastros filosóficos
    • Autor(es): Joana Tolentino
  21. Políticas e orientações curriculares para o ensino de filosofia
    • Autor(es): Celso João Carminati, e Letícia Meinert
  22. Reflexões acerca dos limites e das possibilidades no ensino de filosofia
    • Autor(es): Manoela Paiva Menezes 
  23. Sócrates, da reflexão à atividade social
    • Autor(es): André Luiz Rocha da Silva, e Júlia Graziela da Silva dos Santos 
  24. Possibilidade para o ensino de filosofia: oficina filosofar e criar
    • Autor(es): Suzane dos Santos Lopes, e Raquel Maciel Paulo dos Anjos




Modalidade de pôster eletrônico


I - Ensino e Pesquisa Filosófica na Educação Básica

1.       Criança também filosofa
o   Autor(es): Aline Quiciane dos Santos Melo, Rosana Aparecida Fernandes, e Jéssica Nayara Barbosa Siqueira
2.     Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
o   Autor(es): Katiuska Izaguirry Marçal
3.      O ensino de filosofia em contextos colaborativos: propostas complementares aos Cadernos do Estado de SP
o   Autor(es): Patrícia Del Nero Velasco, Rafael Valença, Paluana Curvelo Luquiari, Fernanda Diniz da Silva, Fernanda Toscano Bloise, Gabriel Gomes Munhoz, Ana Claudia Andreotti, Lucas Dorado de Lima, Marcio Tokuiti Nomura, Rafael Bernardo de Carvalho Leandro, e Thaís Regina dos Reis
4.     O livro didático de filosofia para o ensino médio: o valor da experiência em Walter Benjamin                       
o   Autor(es): Ulisses Mendes Coelho, José Roberto Sanabria de Aleluia, e Karina Scaramboni

                                                                    
II - Ensino e Pesquisa Filosófica na Educação Superior
1.       O ensino de filosofia no Brasil: da arqueologia à genealogia
o   Autor(es): José Roberto Sanabria de Aleluia, Ulisses Mendes Coelho, e Karina Scaramboni
2.     Projeto Café Philo com Sócrates
o   Autor(es): Laura Maria Caetano da Silva, e Sótero Araújo Medrado


III - Metodologia do Ensino de Filosofia
Não houve trabalhos inscritos nesse eixo temático.


IV - Filosofia, Epistemologia e Educação
1.       Caminhos biográficos em instituições não formais: os jovens e a autoconstrução
o   Autor(es): Ilzimar Gloria Ferreira Oliveira
2.     Inteculturalidade e dialogicidade no ensino de filosofia
o   Autor(es): Giselle Moura Schnorr

V - Filosofar e Ensinar a Filosofar
1.       Por um filosofar no ensino médio ao trabalhar com a disciplina de filosofia
o   Autor(es): Rosa Lopes Pontes, e Vandeí Pinto da Silva

 

Modalidade de relato de experiência


1.       Aprendendo na roda da reciclagem
o   Instituição de ensino: Escola Teodoro Sampaio
o   Rede de ensino: Municipal
o   Autor(es): Michele de Toledo Ataide, Maria José Bispo da Silva, Levi Rodrigues Muniz dos Santos
2.     Café de ideias
o   Instituição de ensino: Não se aplica
o   Rede de ensino: Municipal
o   Autor(es): Secretaria municipal de educação de São José
3.      Cine Filosofia
o   Instituição de ensino: Escola Estadual Pedro Porto Augusto Caminha
o   Rede de ensino: Estadual
o   Autor(es): Júlio César Lima Fernandes, e José Augusto Neto
4.     Considerações entre: Ensino do Filosofar X Práticas Religiosas
o   Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) - Campus Valença
o   Rede de ensino: Federal
o   Autor(es): Nadson Silva dos Santos
5.     Corpo e Imaginação, experiência filosófico-educativa entre os adolescentes no Ensino Médio
o   Instituição de ensino: Colégio Estadual Aurelino Leal
o   Rede de ensino: Estadual
o   Autor(es): Luciano Pires de Almeida
6.     Experiência com o ensino de filosofia
o   Instituição de ensino: Colégio Estadual Manoel Novaes
o   Rede de ensino: Estadual 
o   Autor(es): Ilmaci Cruz do Carmo
7.     Filosofar é interagir
o   Instituição de ensino: Colégio Sesquicentenário Ciso
o   Rede de ensino: Estadual
o   Autor(es): Larisse Silva Andrade, e Luís Carlos Alves Oliveira
8.     Filosofia no Ensino Fundamental II: uma realidade nas escolas públicas municipais de Caxias/MA
o   Instituição de ensino: Unidade Integrada Municipal Deborah Pereira
o   Rede de ensino: Municipal
o   Autor(es): Maria de Lourdes Silva Barbosa, Delcy Silva, e Bernadete Braga de Araújo
9.     O corpo: eu com os outros no mundo: uma oficina de experiência filosófica no Ensino
o   Instituição de ensino: Fundação Fé e Alegria do Brasil – PE
o   Rede de ensino: Privada
o   Autor(es): Maria Alice Corrêa de Araújo, Rebeca de Araújo Farias Albuquerque Costa, e Graziela Brito de Almeida
10.   O ensino de filosofia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA
o   Instituição de ensino: Colégio Estadual Santa Bernadete
o   Rede de ensino: Estadual
o   Autor(es): Paulo Henrique Souza Santos, Gilfranco Lucena dos Santos, e Aline Santos Ferreira
11.     O pensamento nas marchinhas de carnaval
o   Instituição de ensino: Colégio Pedro II
o   Rede de ensino: Federal
o   Autor(es): Marcelo Senna Guimarães
12.   Série de Videoconferências Diálogos com a Filosofia
o   Instituição de ensino: Instituto Anísio Teixeira
o   Rede de ensino: Estadual
o    Autor(es): Jeudy Machado de Aragão

5 comentários:

  1. Oi... gostaria que a data final para envio o envio do artigo... A data anterior era 15 de Novembro, mas tendo em vista o atraso no resultado dos trabalhos aprovados... a data pra entrega do artigo foi adiada? Obrigadinha!
    Adil

    ResponderExcluir
  2. Mais uma dúvida: gostaria de saber sobre a locomoção no dia 02 de Dezembro... segundo dia do evento! Como é possível em tempo mínimo sair da Faced para o FLEM num tempo mínimo?

    Temos atividades até as 19hs na FACED e a partir das 19hs temos atividades no FLEM... CANELA E CENTRO ADMINISTRATIVO... uma distância considerável, especialmente, numa cidade que vive engarrafada, além de que a maioria dos participantes dependem de transporte público para locomoção.

    Acho que é de suma importância se pensar nesse deslocamento.

    Obrigada,

    Adilbênia

    ResponderExcluir
  3. Adilbênia, o prazo para envio dos trabalhos completos foi também prorrogado. Assim, você e os demais têm até o dia 21/11 para encaminharem os trabalhos, conforme orientado na página dedicada à Chamada de trabalhos.
    Em relação ao local das atividade na sexta-feira à tarde, ainda estamos avaliando, considerando alguns aspectos, especialmente o que mencionou.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou aguardando as orientações para a elaboração do trabalho na modalidade de Relato de Experiência. Gostaria de saber se o prazo será estendido e até quando teremos essas informações! Agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Alice, as orientações já estão disponíveis na página de Chamada de trabalhos. Encaminharemos um e-mail amanhã pela manhã.

    ResponderExcluir