Chamada de trabalhos

Atualizada em 24-11-2011.
Os trabalhos a serem submetidos para este evento poderão ser nas modalidades: comunicação oralrelato de experiência e pôster eletrônico.

Tema geral
O ensino de filosofia em cena

Datas importantes
Com apresentação de Trabalho
- Limite para submissão de trabalhos na modalidade de comunicação oral (resumo)*
- Limite para submissão de trabalhos nas modalidades de pôster eletrônico e de relato de experiência (resumo)*
15/10/2011
31/10/2011
- Limite para inscrição e pagamento (modalidade de comunicação oral) **
- Limite para inscrição e pagamento (modalidades de pôster eletrônico e de relato de experiência) **
17/10/2011
31/10/2011
- Previsão de divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos (modalidade de comunicação oral)
- Previsão de divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos  (modalidades de pôster eletrônico e de relato de experiência)
30/10/2011
10/11/2011
- Limite para envio de trabalhos completos (modalidade de comunicação oral)
- Limite para envio de trabalhos completos  (modalidades de pôster eletrônico e de relato de experiência

até 25/11/2011
Sem apresentação de Trabalho
Limite para inscrição e pagamento **
30/11/2011
* Para submissão de trabalhos, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito.
** Vide tabela de valores no item Inscrições.

Comunicações orais - eixos temáticos
Destinam-se a relatos de pesquisas finalizadas ou ensaios teóricos que devem, obrigatoriamente, estar relacionados com um dos eixos temáticos abaixo, sob pena de exclusão do processo de seleção.
1. Ensino e pesquisa filosófica na educação básica
2. Ensino e pesquisa filosófica no ensino superior
3. Metodologia do Ensino de filosofia
4. Filosofia, epistemologia e educação
5. Filosofar e Ensinar a Filosofar


Pôster eletrônico - eixos temáticos

Destinam-se a relatos de pesquisas em andamento, que devem, obrigatoriamente, estar relacionados com um dos eixos temáticos abaixo, sob pena de exclusão do processo de seleção.
1. Ensino e pesquisa filosófica na educação básica
2. Ensino e pesquisa filosófica no ensino superior
3. Metodologia do Ensino de filosofia
4. Filosofia, epistemologia e educação
5. Filosofar e Ensinar a Filosofar

A exibição dos pôsters será realizada em forma de slide show, durante as sessões de comunicação, área de circulação do evento. 

Relatos de experiência – Práticas na Educação Básica
Os trabalhos nessa categoria devem relatar as práticas docentes na educação básica com depoimentos de 5’ em áudio.
As apresentações, durante o evento, serão realizadas em forma de slide show, durante as sessões de comunicação, área de circulação do evento.

Critérios para submissão e apresentação de trabalhos
a) Para Comunicação Oral serão considerados ensaios, estudos e resultados de pesquisa abordando os eixos temáticos aqui apresentados, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.
b) Para Pôster eletrônico serão considerados ensaios, estudos e resultados de pesquisa abordando os eixos temáticos aqui apresentados, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.  

c) As sessões de Comunicação Oral e de Pôster eletrônico abrangem trabalhos de professores, pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos.
d) A submissão de trabalhos (resumos) será homologada somente mediante o envio do comprovante de inscrição para o e-mail conef.ufba.dmmdc@gmail.com. Resumos não aceitos pela comissão avaliadora não dão direito à devolução do valor da inscrição, ficando o(s) autor(es) automaticamente inscrito(s) para participar(em) do evento.
d) Os resumos submetidos, seja para Comunicação Oral, Relato de experiência ou Pôster eletrônico, devem conter no máximo 500 palavras, apresentando objeto do estudo, objetivos, fontes, metodologia e resultados alcançados (sem quaisquer notas ou referências bibliográficas.
Atenção: O texto do resumo não pode conter em seu decorrer qualquer tipo de identificação, ou seja, qualquer referência explícita da autoria no corpo ou em rodapé e/ou nome de Projeto/Pesquisa, Grupo de Pesquisa, CPF dos autores etc. Caso ocorra a identificação em forma ou local diferente do autorizado, o trabalho será excluído pela Comissão de Avaliação por quebra de anonimato. Considera-se quebra de anonimato, por exemplo, autocitação explícita do autor no corpo do texto ou nas referências do trabalho;
e) Deverá incluir de três a cinco palavras-chave.
f) Para a Comunicação Oral, o texto completo deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, contendo de 3 a 6 mil palavras (em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, excetuando-se as referências e os anexos).
  • O texto deve ser inédito no Brasil até a sua apresentação neste Colóquio.
  • A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo, sendo eliminados aqueles que não estiverem de acordo com as mesmas:
    • Formato de arquivo: "doc", “docx” ou "rtf";
    • Papel tamanho A4;
    • Margens: esquerda e superior com 3 cm; direita e inferior com 2 cm;
    • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita, a 2 cm da margem superior e a 2 cm da margem direita);
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm, sem espaços entre parágrafos;
    • Nomes do(s) autor(es): Fonte Constantia, tamanho 12, negrito, sem recuo de parágrafo, alinhamento à direita, constando na primeira página do texto, abaixo do título, separados desse por dois espaços de parágrafo;
    • Resumo: Fonte Constantia, tamanho 10, sem recuo de parágrafo, alinhamento justificado, constando na primeira página do texto;
    • Palavras-chave: Fonte Constantia, tamanho 10, escritas em letra minúscula, sem recuo de parágrafo, alinhamento justificado, constando na primeira página do texto, abaixo do Resumo, separadas desse por um espaço de parágrafo. As palavras-chave deverão estar separadas por "."; 
    • Corpo do texto: Fonte Constantia, tamanho 12, recuo de parágrafo, na primeira linha, de 1 cm, alinhamento justificado, iniciando na segunda página do texto;
    • Título da comunicação: Fonte Constantia, tamanho 16, negrito, sem recuo de parágrafo em letras maiúsculas, alinhamento centralizado;
    • Títulos das seções: Fonte Constantia, tamanho 14, negrito, sem recuo de parágrafo, sendo separadas por dois espaços de parágrafo, alinhamento justificado;
    • Legendas:  Fonte Constantia, tamanho 10, negrito, espaçamento entre parágrafos 1,0, alinhamento centralizado - localizada abaixo para Figuras e Gráficos e acima para Quadros e Tabelas;
    • Quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, devidamente identificadas com legenda (Ex: Figura 1 - Cumlinância do projeto), tendo ainda a indicação de fonte (quando for o caso).
    • Referências devem ficar localizadas ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo a norma ABNT 6023/2002, contendo exclusivamente as obras citadas.
    • Nome do arquivo com o texto completo a ser anexado no envio, deve conter o título do texto;
g) Para o Pôster eletrônico, o trabalho completo deverá seguir as normas da composição de um pôster, porém ao invés de ser impresso, tal como feito tradicionalmente, será elaborado em slides Power Point, podendo conter imagens, gravuras, esquemas explicativos, animações etc. Ou seja, deve constar ao menos os seguintes itens: problemática, objetivo geral, justificativa, categorias de análise, metodologia, resultados esperados, teorias de base, e referências principais. Deverá ser elaborado utilizando software de apresentação multimídia Power Point. O formato deverá ser .PPT ou .PPTX. O tamanho mínimo de fonte a ser utilizado nas palavras, expressões e citações no corpo dos slides é 28, sendo o pôster desenvolvido em no máximo 10 slides (consultar modelo sugestivo encaminhado por e-mail aos autores com trabalho aprovado).
h)  Para o Relato de experiência, o trabalho completo deverá ser formato MP3, para divulgação no Blog, e também no formato de slideshow, contemplando imagens da experiência relatas, trechos de depoimentos e comentários sucintos dos autores. O slideshow pode ser elaborado utilizando um software de apresentação multimídia, tipo o Power Point, de edição de vídeo, tal como o MovieMaker, ou mesmo softwares específicos de elaboração de slideshow. O slideshow deve ter duração máxima de 5 minutos. O tamanho mínimo de fonte a ser utilizado nas palavras, expressões e citações no corpo dos slides/páginas é 28. Sugere-se não ultrapassar 10 slides.
i)O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);
j) Será exigida a presença de pelo menos um dos autores do trabalho para a sua apresentação;
k) Todos os trabalhos serão publicados na íntegra nos Anais do evento, em CD-ROM ou outra mídia a ser definida.
l) Os trabalhos aceitos deverão ser postados na versão completa através do e-mail conef.ufba.dmmdc@gmail.com, em mensagem individual, indentificando o trabalho e o(s) autor(es), até o dia 25/11/2011, impreterivelmente, para que o trabalho possa constar nos Anais do evento.

Submissão de trabalhos
a) Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo, com até 500 palavras.
b) A submissão deverá ser realizada somente através de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com.
c) Cada participante poderá inscrever somente um trabalho, sendo em autoria ou co-autoria.
d) Para submissão do trabalho, torna-se necessário que pelo menos um dos autores esteja devidamente inscrito, contudo para participar do evento a inscrição deverá ser individual.
e) Os trabalhos somente serão avaliados tendo a confirmação do pagamento da inscrição de pelo menos um autor.
f) Não será fornecido quaisquer pareceres a respeito da avaliação de trabalhos submetidos.

Inscrição de trabalhos na modalidade de COMUNICAÇÃO ORAL, clique aqui.
Inscrição de trabalhos na modalidade de PÔSTER ELETRÕNICO, clique aqui 
Inscrição de trabalhos na modalidade de RELATO DE EXPERIÊNCIA, clique aqui